Serviço

Sanep se explica sobre cobrança por consumo em conta de água

Conforme nota da prefeitura, se as dúvidas persistirem o contribuinte deve entrar em contato com a autarquia pelo telefone 3026-1144

Após a polêmica da alta nas contas de água a partir da cobrança pela tablea de consumo, em vez da modalidade de cálculo por área construída, o Sanep começa a distribuir a fatura com folheto no qual procura explicar dúvidas mais frequentes da população. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, quem ainda estiver em dúvida deve entrar em contato pelo telefone (53) 3026-1144. Quem não receber a conta com explicações deve aguardar pelo documento, que será entregue, segundo a prefeitura, em cada residência.

O folheto traz, na frente, o modelo da nova conta com especificações por campos. No primeiro consta o valor do consumo ou a média faturada; no segundo, a medição efetiva no hidrômetro e, no terceiro, esclarecimento sobre água, esgoto e serviços básicos. No verso o folheto apresenta explicações sobre o motivo da alteração das contas, o que significa Serviço Básico, compra de hidrômetro, cobrança de esgoto, transferência de instalação do hidrômetro, inexistência de hidrômetro e tarifa social.

Pelo novo sistema, o valor referente à água, em casas que têm hidrômetro, é cobrado pelos metros cúbicos consumidos. Consumidores cujas moradias que não têm o equipamento devem aguardar a instalação. Aqueles que o têm, mas que está em ponto de difícil acesso, terão a conta com valor referente à mesma leitura realizada dentro dos últimos 12 meses e, nestes casos, as variações serão calculadas a partir de uma nova verificação.

Para moradores de locais onde não é possível tecnicamente a instalação de hidrômetros, o pagamento será pelo limite máximo da primeira faixa de consumo, acrescido do serviço básico da categoria em que estiverem enquadrados na tabela de cobrança. Valores podem ser conferidos no site do Sanep (www.pelotas.com.br/sanep).

Horário especial
Durante todo o mês de maio o Sanep atende o público das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, na sede administrativa (rua Félix da Cunha, 653). O horário foi ampliado para favorecer a negociação de dívidas e o esclarecimento de dúvidas sobre o novo sistema de cobrança por consumo, sobretudo àqueles que pleiteiam o benefício da Tarifa Social.

A partir do dia 1º de junho o Sanep passa a atender no horário do expediente oficial da prefeitura de Pelotas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

 

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